quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Caspa e Seborreia

Veja como evitá-las e tratá-las. Caspa, seborréia, queda capilar e afins, com certeza são fatores indesejáveis por qualquer um de nós, mas não é motivo para perdermos a cabeça. Pesquisas relatam que, no Brasil, cerca de 50% da população entre pessoas de 20 a 50 anos de idade tem caspa pelo menos uma vez ao ano, principalmente durante o inverno, quando a constante exposição às temperaturas, que mudam repentinamente, estimulam as glândulas sebáceas aumentando, assim, a oleosidade do couro cabeludo - mas isto não quer dizer que a caspa desapareça nas demais faixas etárias e estações climáticas do ano. É importante ressaltar que a caspa não é contagiosa, como algumas pessoas acreditam, e também pode surgir em crianças recém-nascidas, manifestando-se com uma crosta Láctea que formam várias outras e, bastante aderentes, devido ao androgênio materno ainda presente. Mas afinal de contas, o que é a caspa e quais suas causas? Quando ouvimos falar sobre caspa, logo nos lembramos daquela descamação e oleosidade excessivas no couro cabeludo que aparecem provocando coceiras e formando crostas de aspectos e cheiro desagradáveis. Resumidamente, a caspa, também conhecida como pitiríase simples, nada mais é do que a descamação esbranquiçada do tecido do couro cabeludo. Como possíveis causas e fatores agravantes podemos citar o couro cabeludo oleoso, com descamações aderidas à pele, resultante do excesso de produção das glândulas sebáceas; o fungo Pityrosporum ovale que vive naturalmente no couro cabeludo e que, quando produzido em grande quantidade, provoca irritação e descamação; os distúrbios hormonais ou glandulares; permanentes, alisamentos ou colorações capilares em excesso; utilização de produtos inadequados; processos alérgicos; gravidez; instabilidade emocional (ansiedade, stress, depressão etc...) entre outros possíveis fatores responsáveis. "O fator desencadeante da caspa ainda não foi comprovado decididamente, mas já sabemos que transpiração, oleosidade excessiva, falta de higiene do couro cabeludo, dieta alimentar inadequada e stress (tensão nervosa) são alguns dos fortes aliados na propagação de bactérias e fungos do tipo Ptyroporum ovale, um microorganismo característico nas pessoas acometidas pelo problema. O primeiro passo para evitá-la seria manter a higiene do cabelo usando shampoo, tônico capilar e condicionador adequados aos fios (normal, seco, oleoso ou misto)" orienta Dr. Marcelo Schulman, master em dermofarmácia e tecnologia de cosméticos. Quando o problema de caspa se intensifica, surge então a dermatite seborréica, mais conhecida como seborréia e que deixa a região atingida com inflamações e lesões avermelhadas.
A seborreia pode ser classificada em 03 tipos: 1. Seborréia oleosa - afeta, principalmente, o couro cabeludo provocando descamação abundante (caspa) acompanhada ou não de queda de cabelo; 2. Seborréia gordurosa - caracteriza-se por secreção abundante de sebo pela pele. Brilho excessivo, aspecto gorduroso e pele com acne são características principais, assim como os poros das glândulas sebáceas muito dilatados; 3. Seborréia Seca - o sebo produzido não é excretado e acumula-se na pele que se torna espessa e coberta de crostas. "Nesta batalha pela integridade e saúde dos fios, os princípios ativos exercem um papel fundamental. Climbazol, Bioex Capilar e Hair Active são os principais ingredientes que o profissional deve buscar nos rótulos dos produtos a serem adotados nos tratamentos cosméticos de controle da caspa", orienta o cosmetólogo. Para explicar melhor o uso de cada ativo citado, segue abaixo a função de cada um dos citados anteriormente: ● Climbazol - (antifúngico de última geração) mais potente que os já conhecidos itraconazol e cetoconazol. Esta matéria prima é muito indicada em produtos para auxiliar nos tratamentos cosméticos contra a caspa, Diferencia-se também por atuar especificamente sobre o possível fungo causador da mesma (Pityrosporum ovale). ● Bioex Capilar - Composto por complexos de extratos vegetais, atua no equilíbrio do metabolismo capilar sendo indicado para os tratamentos capilares de restauração e prevenção da queda dos fios. ● Hair Active - Complexo fortalecedor capilar rico em vitamina PP, peptídeos, minerais e oligoelementos, como zinco e ferro. Este componente tem por objetivo auxiliar nos tratamentos de queda de cabelo, proporcionando brilho e maciez. Atualmente, são inúmeros os recursos de tratamentos cosméticos para atenuar e até mesmo prevenir tais problemas. Renomados especialistas capilares têm obtido excelentes resultados com o uso de produtos cosméticos elaborados com matéria-prima de qualidade e ativos de última geração, mas um regime alimentar equilibrado também deve ser considerado. Preste sempre atenção no couro cabeludo, percebendo indícios de caspa o ideal é recorrer a um profissional especializado que realizará um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Dicas para prevenir o problema: Mantenha uma alimentação equilibrada; Cabelos sempre limpos; Não coce o couro cabeludo excessivamente para evitar o surgimento de descamações; O tratamento da caspa pode ser feito com shampoos e loções específicas; Apesar da caspa não ser contagiosa, use sempre seu próprio pente, pois os emprestados podem trazer outros inconvenientes como micoses - por exemplo; Semanalmente faça uma limpeza nos acessórios de cabelo com água e shampoo; Periodicamente, vá a um profissional de estética para cuidados mais específicos, isto ajudará a manter a saúde dos fios e couro cabeludo; Percebendo indícios de caspa, procure por um dermatologista.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cabelos curtos com penteado espetado
Esse é um penteado que vem sendo bastante adotado, sobretudo, pelo público mais jovem. A proposta, agora, para atualizar os fios espetados é bagunçá-los ainda mais; espetando também na laterais, como vemos nos recentes penteados de Ewan McGregor. Cera e pomada são opções de produtos que ajudam a esculpir as madeixas com as próprias mãos; caso tenha em mãos um secador, ele pode ajudar a atingir o efeito desejado mais rapidamente. Feito isso, aplicar uma camada de laquê garante a duração do penteado.
Cabelo curtinho com volume
Com os fios aparados em comprimentos curtinhos na base, mantendo certo volume para a parte superior, o que permite arrumar as madeixas em penteados levemente arrepiados, segue como uma opção de destaque. Para acertar no visual, a dica é deixar os fios crescerem por alguns meses e, então, recomendar ao cabeleireiro que a sua idéia é um resultado simples e quase desleixado, como quem acabou de sair da cama. A inspiração, é o ator James Franco e para modelar as madeixas à essa maneira, atente para a espessura dos fios: caso tenha cabelos grossos aplique cera, já se tiver cabelos fininhos é o gel que garante a sustentação depois de arrumá-los com os dedos levantando-os para cima.
Longos e naturais
Para quem adora fios mais longos e não os troca por cortes encurtados, o que faz a diferença entre um cabelo bonito ou não é bastante simples: sua aparência saudável, brilhosa e limpa. Isso porque muitos homens que optam por cabelos alongados esquecem que os cuidados com os fios devem ser redobrados, deixando – muitas vezes – com que eles se tornem oleosos e gordurosos em excesso. Para evitar esse visual desleixado, basta dar preferência para uma manutenção com shampoos e condicionadores com fórmulas específicas para o seu tipo de cabelo, moderando na quantidade aplicada de produtos modeladores como as pomadas, por exemplo. O movimento natural dos fios e o próprio comprimento dispensam preocupações exageradas com o penteado; a celebridade que pode servir como referência para quem pretende aderir à esse estilo é o ator Christian Bale.
Cabelos repicados e assimétricos
Este corte de cabelo masculino é um dos cortes mais pedidos pelos jovens nos salões, mas é adequado para os jovens que tem cabelos lisos ou ondulados, mas que também tenham comprimento. Para que o corte de cabelo apresente um toque de rebeldia é imprescindível que o corte seja assimétrico, pois este tipo de corte é todo trabalhado com a navalha. Neste tipo de corte as laterais e o comprimento devem ficar sem volume e para que o cabelo fique mais leve deve de ser repenicado até as pontas. Para obter um visual mais dissemelhante, o volume do cabelo fica mais concentrado no alto da cabeça, onde alguns fios ficam mais compridos e outro mais curtos. Para que a franja fique perfeita deve ser desfiada, e o seu comprimento deve variar, sendo da altura das sobrancelhas até a ponta do nariz. Não se esqueça que para auferir deste tipo de corte de cabelo 2011 2012, o mais indicado são os finalizadores, como as pomadas e cores para destacar algumas mechas e adquirir um visual extraordinariamente atual.
Cabelos lisos homem (Arrepiados)
Para exibir o corte perfeito nos cabelos lisos, eles devem ser cortados em degrade e em fios diferentes para obter um ar mais despojado. Para que o corte acompanhe a franja, as laterais devem ser cortadas em bico definido, para dar inclinação aos cabelos.
Corte de cabelo masculino clássico:
Já quem é a favor dos cortes mais clássicos, pode preferir o modelo mais comportado. O corte texturizado se destaca com a franja, que pode variar de tamanho. Para um visual pra lá de moderno, as franjas mais curtas, acima da sobrancelha é similar e mais volumosa. O estilo foi chamado de “Militar” , referindo-se ao estilo de cabelo dos militares norte-americano. O corte é raspado nas laterais reservando um pouco mais de volume apenas para o topo. Homens de todas as idades podem escolher por esse corte, mas lembre-se que este é indicado para cabelos mais volumoso, lisos ou pouco ondulados.
Corte de cabelo masculino com volume:
O corte é feito na tesoura para que os cachos se mantenham por toda a cabeça e deve deixar as laterais e a nuca com menos volume, do que no topo. Vale a pena arriscar em um corte novo e dentro das tendências para o 2011 2012. Para deixar os cachos mais definidos é interessante aplicar um creme sem enxague a base de silicone com protetor solar ou mousse após lavar os cabelos.
Corte de cabelo masculino com franja:
Um exemplo evidente é a “onda Justin Bieber”. O cantor mirim que ganhou prêmios da música e que conquistou jovens de todos os lados do mundo é muito copiado pelo seu corte de cabelo. Fios enrolados aparados em comprimentos médios com caimentos laterais e, especialmente, na franja sobre a testa dão conta de valorizar os cachos masculinos com uma boa dose de estilo. O segredo para mantê-los ajeitados, uma vez que o comprimento já esteja acertado, é modelar com gel amassando as curvas levemente em direção à cabeça e soltando-as novamente para que caiam naturalmente. Visitar o cabeleireiro mensalmente para manter o comprimento desejado garante que a altura fique ideal para que os cabelos caiam sobre o resto sem, contanto, atrapalhar a visão. O corte que exige cabelos lisos é cortado em degrade e em fios assimétricos para dar aquele “arzinho” mais despojado. As laterais devem ser cortadas em bico definido para dar caimento aos cabelos e acompanhar a franja. A franja deve ser bem repicada e cortada na altura das sobrancelhas. Para finalizar o novo visual, busque por finalizadores para modelar os fios e seque os cabelos com o secador de trás para frente.
Cabelos curtos retrô
Penteados retrô seguem em destaque, trazendo com eles, o retorno do “tempo da brilhantina” e do abuso de gel para garantir a sustentação dos visuais bem arrumadinhos emprestados das décadas de 50 e 60. Divididos para a lateral com ou sem volume para a franja, os fios bem penteados e colados uns aos outros garantem o toque “nerd” e vintage, o qual se mostra bastante sério e pode ser uma boa pedida para homens e jovens que procuram uma opção que reflita uma personalidade mais ousada para um look sofisticado.
Corte de cabelo masculino Afro
No caso dos cortes de cabelo masculino para cabelo afro, a dica é que se for um corte curto que a testa seja reta, e para eles ficarem arrepiados a dica é relaxar ou texturizar os cabelos e hidratar finalizando com uma escova acompanhada de cera modeladora ou gel , e as costeletas sejam bem definidas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fabio Xavier fala sobre Cabelos Masculinos no Jornal hoje



O cabelo é considerado a moldura do rosto de uma pessoa, por isso, antes de iniciar o corte, o cabeleireiro analisa o tipo do fio, o formato do rosto etc. Mesmo assim, os homens preferem não inovar na hora de cortá-lo, muitas vezes com medo do resultado final. Consulte um profissional especializado antes e fique tranqüilo.

Segundo Alexandre Tamura, cabeleireiro masculino da clínica Garagem Estética Masculina, de São Paulo, o profissional deve orientar o cliente sobre a forma correta de pentear o cabelo, além de sugerir opções de cortes que ficarão bem para cada tipo de rosto.

Confira algumas dicas e truques sugeridos por Alexandre.

Para os homens que possuem a lateral da cabeça funda, peça para o cabeleireiro deixar mais cabelo nessa região;


Se o formato do rosto for redondo, o corte ficará bem melhor tirando um pouco mais nas laterais;

O uso da barba e do cavanhaque também é importante, para ajudar a disfarçar o papo logo abaixo do queixo;

Pessoas que têm o pescoço largo ficam bem com o pé do cabelo estreito, afunilando um pouco mais;

As orelhas grandes são disfarçadas com mais cabelo na lateral da cabeça;

Para os cabelos volumosos, o uso do gel trará um bom resultado;

Agora, se você tem pouco cabelo, o ideal é usar um mouse hidratante. Ele deixa o fio com aspecto arrumado, sem aparecer o couro cabeludo.

Calvície

Mas, o corte não é a principal preocupação dos homens com os cabelos. O que mais os deixam nervosos é a questão da calvície. A queda de cabelo é um problema que aparece principalmente entre as pessoas do sexo masculino. O tipo de calvície (alopécia) mais comum é aquela herdada geneticamente, chamada de alopécia androgenética. Além disso, a calvície também pode ser causada pelo estresse, uso de alguns medicamentos, entre outros.

Segundo a dermatologista Luciana Conrado, um dos fatores que podem provocar a alopécia androgenética é o hormônio masculino dihidrotestosterona (DHT) que estimula a queda. O DHT é resultado da transformação da testosterona, por meio da enzima 5 alfa-redutase. Em alguns homens, a queda de cabelo começa por volta dos 20 anos e agrava-se com o passar do tempo.

Os tratamentos para acabar com a calvície são realizados com a ajuda de medicamentos ou por meio de implante cirúrgico. No caso dos remédios, existem os produzidos à base da substância finasterida, que bloqueiam a ação da 5alfaredutase, diminuindo assim a queda dos fios e estimulando, ao mesmo tempo, o crescimento de novos. Além do minoxidil, que estimula o crescimento dos fios. Os tratamentos levam em média dois anos, mas isso varia de acordo com cada paciente.

Além do uso de medicamento, existe o implante capilar, uma técnica cirúrgica em que é retirado um fragmento de 15 cm por 1,5 cm, aproximadamente, de couro cabeludo (geralmente da nuca), para ser implantado na área calva. O preço da cirurgia varia entre R$ 4.000,00 e R$ 8.000,00. "Entre as técnicas cirúrgicas existe uma em que implantamos um fio por vez. Para isso, o paciente recebe uma anestesia local. Após uma semana, o cabelo pode ser lavado normalmente", explica Luciana Conrado.

Cabelo sempre bonito

Mantenha o corte de cabelo impecável, aparando os fios duas vezes por mês, ou pelo menos a cada 20 dias;


Um pé de cabelo fica bem feito com o uso da navalha;

Ao utilizar o secador mantenha-o com, aproximadamente, 15 centímetros de distância do cabelo, assim você evita que os fios ressequem;

Prefira água morna na hora de lavar o cabelo. A água muito quente pode causar ressecamento dos fios e a descamação do couro cabeludo;

O excesso de glândulas sebáceas fazem com que o couro cabeludo fique oleoso. Acabe com o problema utilizando um xampu manipulado que tenha arnica e mentol. Essas substâncias ajudam a inibir a produção das glândulas. Caso seu problema não melhore em algumas semanas, consulte um médico dermatologista para que ele possa indicar um tratamento específico para o seu caso;

No caso dos cabelos secos faça hidratação todas as vezes que cortá-los. Utilize produtos à base de queratina e óleos essenciais;

Se você tem o cabelo crespo existe a opção do relaxamento, realizado com produtos à base de hidróxido de guanidina. Principalmente depois do relaxamento, é importante hidratar o cabelo duas vezes ao mês;

Na hora de pintar o cabelo de um homem para disfarçar os fios brancos, o cabeleireiro jamais deve tingir tudo, para não ficar com um aspecto artificial. "Tingimos apenas alguns fios. O processo é parecido com o do reflexo. Coloca-se uma touca transparente na cabeça da pessoa, isola o fio que será pintado e passa a tinta", conta Alexandre.

Alimente-se bem e tenha um cabelo saudável

As dietas com algumas restrições alimentares também podem influenciar na calvície. O fio do cabelo é basicamente composto por queratina, que nada mais é do que uma proteína. Por isso, não deixe de comer carnes, queijos etc;

Os aminoácidos encontrados nos peixes e aves, também servem de matéria prima para a fabricação do fio de cabelo;

Os alimentos ricos em vitaminas A (aves e fígado de boi), B (cereais, grãos e carnes) e em betacaroteno (abóbora e cenoura), contribuem para o crescimento dos fios;